Sobre Conceição

 
IMG_3614 (1).PNG
 

Biografia

Conceição Araújo Andrade nasceu na Horta, Faial, Açores, Portugal, e está radicada em Maryland, E.U.A.

Lecionou português na Universidade de Harvard, na Organização do Banco Mundial e em vários Institutos de Línguas na região de Washington D.C.. Foi Assistente do Catalogador na secção de Português e Espanhol na Biblioteca Widener, Universidade de Harvard, Assistente do Bibliógrafo na secção de Português e Espanhol na Biblioteca Wilson, Universidade da Carolina do Norte, e foi Chefe de Bibliotecas no Ministério das Obras Públicas, Maputo, Moçambique.  Foi tradutora, intérprete e revisora.

Recebeu um Diploma de TESOL (Ensino de Inglês como Segunda Língua) e uma Licenciatura em Francês e Antropologia, da Universidade Americana, Washington DC, EUA.  Frequentou o Liceu da Horta até ao sexto ano.

Apresentou Histórias da Minha Avó Açoriana: O Simbolismo do Touro, baseadas na história A Branca de Neve ou Maria de Pau num Colóquio da AICL (Associação International dos Colóquios da Lusofonia) em 2011.  É autora de diversos trabalhos incluindo o manual de ensino da língua portuguesa Portuguese for Business Travelers I, para o Banco Mundial, Boletins Bibliogáficos e Informativos, e o Manual de Biblioteconomia para as Bibliotecas do Ministério das Obras Pública, Maputo, Moçambique.

Faz trabalho voluntariado em várias organizacões, incluindo o ensino de inglês a imigrantes na área de Washington D.C.

Os seus outros interesses são pintura (apresentou trabalhos no Brazil e nos Estados Unidos), ornitologia, astronomia, e a aprendizagem de línguas.

É viúva do Dr. John Briscoe, galhardoado com o prémio de Água de Estocolmo, o “Prémio Nobel de Água” em 2014.  Tem três filhas -Bela, Marla e Alexa, um filho -Charlie, e três netos - Brooks, Evan e Alex, e duas netas - Sophie e Nicole.